sábado, 2 de outubro de 2010

A pirâmide alimentar

  A pirâmide alimentar, é um gráfico que serve para orientar você no consumo diário de diferentes tipos de alimentos, para que você possa suprir (quase) todas as vitaminas e minerais que o seu corpo precisa. A pirâmide alimentar está dividida em 5 grupos: 1 Energéticos, 2 e 3 Reguladores, 4 Construtores e Restauradores e 5 Transportadores.

1)Energéticos: massas, pães, cereais, arroz e batatas. Esse é o grupo dos alimentos ricos em carboidratos, o principal combustível do corpo. Ele está na base da pirâmide e cerca de 50% das calorias que você consome por dia devem vir desses alimentos.
 
2 e 3)Reguladores: frutas e verduras. São fonte de vitaminas e minerais que equilibram o organismo e ajudam a evitar doenças. Também são fonte secundária de carboidratos.
 
4)Construtores e Reguladores: leite, queijos, carnes, ovos e leguminosas. Esses alimentos são responsáveis pela manutenção, restauração e desenvolvimento do corpo. São ricos em proteínas, mas, no caso da carne, leite e derivados, também possuem gordura. Por isso, não é bom exagerar.
 
5)Transportadores: doces e gorduras. Geralmente, esse é o grupo que estraga qualquer dieta. Supercalóricos, os doces e gorduras ficam no topo da pirâmide, o que significa que devem ser consumidos em mínima quantidade. Os doces são uma dose extra de energia e as gorduras não podem faltar (elas são indispensáveis para o organismo absorver algumas vitaminas). Mas não se preocupe que geralmente a sua dose diária já vem "embutida" nos outros pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário